top of page

Cruzamentos Básicos

Esta tabela considera somente o fenótipo* não serve como base se a análise também for realizada com o que portam geneticamente.

* Fenótipo são as características observáveis ou visiveis.

 

 

 

Cara Branca Lutino (Albino)

 

A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino, é uma combinação da mutação Cara Branca com a Lutino. Desse cruzamento conseguiu-se uma ave branca com olhos vermelhos e pés e bicos rosados, decorrente da ausência de melanina.

 

Para obter filhotes albinos, o modo mais fácil seria cruzar duas aves albinas (embora não seja recomendado).

 

Veja a seguir as combinações possíveis:

 

- Pai Albino x Mãe Albina -> filhotes albinos machos e fêmeas

- Pai Albino x Mãe Cara Branca (não albina) -> se nascerem filhotes albinos, serão fêmeas

- Pai Cara Branca (não albino e nem portador de INO) x Mãe Albina -> não nascem filhotes albinos

- Pai Cara Branca portador de INO x Mãe Albina -> se nascerem filotes albinos, serão tanto machos quanto fêmeas

 

Para que uma calopsita Lutina (macho ou fêmea) possa gerar filhotes albinos, ela deverá no mínimo portar a mutação Cara branca, isto é, o pai ou a mãe dessa ave deve ser necessariamente um Cara branca.

 

Algumas calopsitas albinas apresentam uma coloração canela nas costas e asas, algumas com uma tonalidade mais ou menos intensa. Nesse caso, não se trata da mutação Canela, mas sim herança genética dessa coloração proveniente de aves lutinas que apresentam a cor canela.

 

Ao criar Caras Brancas Lutinos (albinos) seja cuidadoso com as aves lutinas que eventualmente sejam usadas no cruzamento  e tenha como escolha as que não tenham ausência de penas na cabeça, decorrentes de falha genética.

bottom of page