Arlequim:
Surgida na Califórnia-EUA em meados do ano de 1949 e fixada pouco tempo depois, é a mutação gênica mais antiga dentre as demais, machos e fêmeas são semelhantes o que dificulta a sexagem através do fenótipo.
Esse padrão é muito diversificado e se apresenta em diferentes formas nas aves, podem ser bastante semelhantes ao cinza silvestre até aquelas com poucas áreas de cor escuras, predominando assim o amarelo claro; ou com apenas algumas poucas penas de coloração escura que se passadas despercebidas, facilmente será confundido com um Lutino. Nota-se que a cabeça exibe um amarelo forte característico, bochechas bem vermelhas e crista amarela bem alongada.
De certa forma existe sim um “padrão ideal” na busca pelo Arlequim perfeito. A ave deve apresentar somente 1/4 da pigmentação, das penas de seu corpo, com presença da cor escura (Melanina) e o restante do corpo de cor amarelo claro, *Lipocromo. Um Arlequim puro tem, idealmente, tanto a face limpa, sem a presença manchas escuras, bem como sua cauda. Deve-se procurar por aves que tenham simetria bilateral das manchas. Tais informações devem ser sempre levadas em consideração, como requisito, para seleção de aves.
Existem, hoje, quatro subclassificações reconhecidas de Arlequim:
- Arlequim Claro (ou Light, com 75% ou mais de *Melanina);
- Escuro (ou Heavy, com apenas 25% de Melanina);
- Reverso (ou Reverse, com manchas apenas nas penas de vôo, tendo o restante do corpo sem Melanina);
- Limpo (ou Clear, um pássaro totalmente amarelo ou branco; é também conhecido como Lutino de olhos pretos).
* Melanina – Varia em duas cores distintas; Eumelanina Negra (Cinza) e Eumelanina Marrom (Canela). É a substancia que determina – pigmenta – a cor escura (cinza ou marrom) nas Calopsita. Também está presente em olhos, bicos e até pés. Algumas Calopsitas possuem bicos e pés mais escuros do que outros. Os Arlequins podem vir a apresentar o bico branco, contudo é normal o surgimento de pequenas manchas ou listras escuras.
* Lipocromo – Conhecida na família dos psitacídeos como Pscitacina é a substancia que determina as cores das Calopsitas que variam desde o amarelo (face?) ao laranja(bochechas?).
* Parcialmente Recessivo: Aves Cinza Silvestres mesmo sendo um padrão dominante, quando
portadoras de Arlequim, pedem ser facilmente reconhecidas por apresentarem manchas brancas/ amarelas na nuca e pescoço. Trata-se de uma singularidade que ocorre somente nessa mutação, essa particularidade mostra que a dominância do alelo Silvestre é parcial com relação ao alelo Arlequim.
Abaixo alguns exemplos de Arlequins (imagens disponíveis no Google);
Light Arlequim Canela:
Heavy Arlequim Canela
Heavy Arlequim Canela Bochecha Amarela
Reverso
Reverse Arlequim Cinza
Reverse Arlequim Canela Cara-Branca
Reverse Arlequim Cinza CB
Clear Claro
Claro Light
Light Arlequim Canela:
Clear Arlequim ou Arlequim limpo
Parece um Lutino, mas não é, pode ser identificado com facilidade por ter os olhos pretos.
Clear Arlequim Cara-Branca
Reparem na cor do olho, é escuro, preto como o de um Arlequim e não vermelho como o de um Lutino.
Clear Arlequim Cinza Cara-Branca
Se observarem a asa direita e os olhos escuros pode perceber que se trata de um Clear Arlequim Cara-Branca ao invés de um Lutino Cara-Branca (albino).
Observem abaixo, podem ver a diferença, olhos escuros, parece um azul, ou castanho claro. É um Clear Arlequim Cara-Branca que acabou de ver acima, é praticamente impossível de perceber as diferenças, o que se deve levar em consideração é a arvore genealógica das aves em questão.