top of page

ANALIZANDO AS FEZES DE SUA CALOPSITA

Sementes nas fezes:

 

Encontrou sementes nas fezes? Quando sua ave faz cocô e as sementes saem inteira nas fezes isto pode ser sintoma de que ela está ingerindo algo que seu organismo não está tolerando, pode ser ainda sintoma de Megabactéria ou ainda sintoma de pancreatite, e até mesmo giárdia. A Megabactéria provoca emagrecimento na ave por causar desnutrição.

 

O que fazer?

 

Intolerância alimentar: Observe se você ofereceu a ela algo diferente para comer e se a resposta for positiva elimine o que deu de diferente nos últimos 3 dias.

 

Megabactéria: É um fungo e deve ser tratada com anti-micóticos. O veterinário deve fazer o exame de fezes para diagnosticar e receitar o anti-micótico correto bem como o tempo de administração do remédio.

Fezes escuras ou pretas:

 

Requer socorro IMEDIATO! Pode se tratar de uma enterite ou de sangramento do trato digestivo ou intestinal.

 

Procure urgente o veterinário.

 

Fezes com sangue:

 

Não fique esperando ou pensando se apresenta outros sintomas.

 

VETERINÁRIO URGENTÍSSIMO!

 

Observações:

Pode ser indício de um problema grave que deve ser verificado com urgência. As fezes devem conter a parte verde, a parte branca e possuir uma consistência úmida que é a urina. É necessário diferenciar as “fezes” da urina, quando a calopsita bebe muita água ou comeu mais verdura, frutas e legumes que a alimentação habitual nesse caso, é normal que suas fezes se apresentem mais moles por um espaço de tempo até que coma alimentos mais consistentes. Se a diarreia perdurar apesar do oferecimento de alimentos consistentes, é preocupante e é preciso notar se a diarreia é simples, ou se está acompanhada de sangue. Se estiver acompanhada de sangue, leve sua ave com urgência a um veterinário. Mesmo que não haja sangue, uma diarreia que persista por mais de algumas horas já requer cuidados, pois é sintoma de que algo não está correto e é bom você procurar o veterinário. Muitas pessoas costumam dar probióticos para sua ave quando elas estão com diarréia. É bom lembrar que o probiótico ajuda, mas não resolve o problema e também não cura, pois a causa não foi eliminada.Nas fezes diarréicas, pode ser dado inicialmente um polivitamínico associado a aminoácidos e eletrólitos para ajudar a manter a ave hidratada e suplementar os minerais perdidos nas fezes por conta desse quadro, até o início do tratamento ministrado por um veterinário. No quadro de fezes que apresentam alimentos não digeridos por má absorção do organismo, pode ser dado um probiótico para ajudar no restabelecimento da flora intestinal.

Em ambos os casos, a dieta da ave precisa ser readequada durante o tratamento:

 

a) Alimentos que sejam facilmente digeríveis e de fácil absorção para facilitar o trânsito intestinal;

 

b) Verduras, milho, devem ser evitados;

 

c) Fornecer alimentos com baixo nível de fibras, e que contenham carboidrato facilmente digestível (sementes de canário, milheto, e aveia sem casca);

 

d) Diminuir o percentual de alimentos protéicos (farinhada, ovo, etc.);

 

e) Suplementação vitamínica (vitamina A e E) pode ser necessária (Vale lembrar que a indicação deve ser recomendada por um veterinário);

 

As aves tem o trânsito intestinal rápido, por isso a alimentação influencia na cor, formato e consistência das fezes.

As características das fezes são diversas, dependendo da espécie, idade e tamanho da ave, do período do dia, tipo de dieta consumida, volume de água ingerida, doença renal e fígado, medicamento administrado, presença de patologias parasitárias, bacteriológicas, fúngicas e virais, etc.

A diarreia pode ter causas diversas: Problemas do trato digestivo e órgãos associados (fígado, pâncreas), problemas urinários, infecções bacterianas, psitacose, giardíase, candidíase, protozoários, mudança de dieta, medicamentos e estresse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page